TAYPÁ COM NOVIDADES NO MENU


Ceviche Tropical
Ceviche Tropical | Foto: Fabricio Rodrigues

Chef peruano Marco Espinoza cria novos pratos e celebra sete anos de sucesso da casa

Após quase um ano sem muitas mudanças, o Taypá apresenta novidades em seu menu e aproveita para celebrar sete anos de sucesso na capital. São entradas, pratos principais e sobremesas que reforçam a fusão da gastronomia andina ou novoandina com a cozinha contemporânea, utilizando elementos da cozinha brasileira. O premiado chef Marco Espinoza buscou, novamente, inspiração em diversas viagens ao redor do país e do mundo e alterou cerca de 60% do cardápio da casa. Agora, são 42 opções. Destas, 24 são novidades. A identidade visual da carta também foi alterada, ganhou mais cores. As louças também ganham destaque. Foram desenvolvidas pelo Studioneves, de São Paulo, em parceria com Espinoza, exclusivamente para os pratos do restaurante.

Para começar, Panceta Crocante (panceta braseada crocante com molho de tamarindo e gengibre, salada de wakame e pepino japonês em vinagre de arroz); Bocado de Atún (tartar cremoso de atum apimentado sobre banana da terra crocante); Choritos (mexilhões ao chimichurri cítrico, sobre purê de batata apimentado); Barquillos de Camaron (massa philo, creme de camarão com camarões confitados e chimichurri de coentro e pimenta); Causa Taypá (causa tradicional com pimentão assado, anticucho de polvo, creme de pimentão e molho de azeitona) e Choripato (linguiça de pato sobre pão ao vapor, ketchup de rocoto, maionese de alecrim e foie gras grelhado).

Entre os ceviches e Tiraditos, estreiam o Ceviche Tropical (de salmão com leite de tigre de caju e erva doce, castanha de caju e cebola); Ceviche que Arde (de atum com leite de tigre de pimentas, abacate e chips de batata doce); Ceviche de Caliente de Camarones (de camarão confitado com leite de tigre quente de pimentas, mandioca e milho baby) e Tiradito 2 ajies (de salmão, com creme de pimenta amarela e rocoto, com crocante de cancha e purê de batata doce).

Já nos pratos principais são onze novas sugestões. Ensalada de Estacion (mix de alface, tomate seco, endívia, peras, queijo de cabra ao vinagrete de pomelo e amêndoas fatiadas); Pato y Las Mil Papas (coxa de pato confitada ao molho concentrado de pato na cerveja e salvia, com terrina de tubérculos e salada de tubérculos); Puerquito e Plátano (costela de porco com molho apimentado de tamarindo, servido com purê de banana e laranja e tempura de quiabo); Ítalo Peruano (pappardelle de manjericão ao molgo de frutos do mar a lo macho); Cordero Norteño (carré de cordeiro grelhado ao molgo de seco norteño, servido com risoto de abóbora, queijo minas e abóbora caramelizada); Nuestro Vacio (fraldinha confitada ao molho concentrado de cinco pimentas, servido com batatas infladas, creme de parmesão, cebolas assadas e alho ao forno); Escabeche de Pescado (peixe vermelho com molho de escabeche, servido com feijões com coentro, salada de tomate concasse e brotos com azeite apimentado); Salmon Fusion (salmão cozido em baixa temperatura, servido com purê de cará e gengibre em sifão, pak-choi salteado, alho poró grelhado no molho de soja, rapadura e sal de gengibre) e Beterraba e Hongos (tagliateli de beterraba com beterrabas braseadas e cogumelos confitados). Há, também, opções para duas pessoas: Paleta Braseada (paleta de cordeiro desossada e braseada com escondidinho de milho e queijo) e Pescado Chifa (pargo inteiro ao molho de camarão e vegetais com arroz de coco doce).

Para adoçar o paladar, três novidades: Dulce de Lichia (sorvete de lichia, geleia de lichia, suspiros de limão, espuma de lichia e crocante de chocolate branco), Golosina de Chocolate (torta de chocolate com quinoa, recheio de frutas secas, mel de maple e ganache, sorvete de chocolate e molho de chocopisco) e Dulce Brasil (creme de maracujá, sopa fria de manga, granizado de cupuaçu e crocante de açaí).

Prêmios

Em 2014 e 2013, o Taypá foi considerado o melhor restaurante da capital do País pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” que elegeu, também em 2014, o chef Marco Espinoza como o número um da cidade. Em 2013 e 2014, o Taypá conquistou o prêmio principal nas categorias Melhor Restaurante e Cozinha do Mundo pela revista Encontro Gastrô que o premiou em 2015 e 2016 como o melhor na categoria Cozinha do Mundo. Foi apontado em 2013 como um dos cinco melhores peruanos espalhados pelo mundo, segundo o jornal peruano Diario el Comercio ao lado dos restaurantes Lima London (em Londres), Chicha (Hong Kong), Picca (Los Angeles) e Tanta (Barcelona). Em 2011, foi reconhecido como o “Melhor Peruano no Brasil” pelo Governo do Peru e pela “Comer & Beber” da Veja Brasília, o melhor em duas categorias: Cozinha Contemporânea e Restaurante Revelação. Em 2014, a casa foi eleita a 4ª melhor do Brasil e a 8ª da América do Sul, segundo as avaliações do site TripAdvisor. Em 2015, foi um dos finalistas ao Prêmio Melhores do Ano, promovido pela publicação Prazeres da Mesa, na categoria “Restaurante do Ano – Região Centro-Oeste”. No mesmo ano, recebeu o selo Top Choice 2016, concebido pelo site chinês Lián. Foi eleito, também o 25º Melhor Restaurante Sofisticado da América do Sul, de acordo com o site TripAdvisor.

Sobre Marco Espinoza

Aos 35 anos, 15 como chef, Marco Espinoza é referência quando se fala em gastronomia do país andino. Nascido em Lima, Peru, Espinoza mudou-se para Buenos Aires aos 19 anos, quando começou a trabalhar com sua mãe na embaixada peruana na Argentina. Logo após sua formação pelo I.A.G (Instituto Argentino de Gastronomia) tornou-se chef executivo da representação peruana na capital portenha, de onde saiu para comandar o então renomado Bardot, restaurante peruano famoso pelas paredes pink e lustres luxuosos localizado em Palermo, um dos bairros mais valorizados da capital argentina. De lá seguiu para as principais cozinhas portenhas antes de fixar-se em Brasília para fundar o Taypá.

Desde 2013 fincou território no Rio de janeiro para estar também à frente do Lima Restobar (que em 2015 foi reconhecido pelo Guia Michelin Brasil com o mérito de Bib Gourmand), no bairro de Botafogo. Em 2015 inaugurou o Muju Restobar em Porto Alegre. Com o título recebido pelo Taypá de ‘Melhor Restaurante Peruano no Brasil’ do governo do Peru, Espinoza recebeu uma medalha pelo seu talento e excelente trabalho realizado no restaurante. Foi eleito chef do ano pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” em 2014 e pelo guia gastronômico Brasília Show Gastronomia 2016/2017. Também foi convidado para comandar a cozinha da Casa do Peru, nas Olímpiadas Rio 2016.

Taypá

QI 17, Comercial, Bloco G, lojas 208/210 – Fashion Park – Lago Sul
Fone: 61 3248.0403 / 3364.0403
Horário de funcionamento: De segunda à sexta para almoço (das 12hs às 15hs) e jantar (de 19hs a 00h). Aos sábados: almoço (das 12hs às 16hs) e jantar (das 19hs à 01h). Domingos: para almoço a partir das 12hs. Fechado par jantar.
Aceita cartões: Visa/Mastercard /Amex
Tem wi-fi e acessibilidade para cadeirantes
www.taypa.com.br – email: contato@taypa.com.br

Anterior FEIRA BOOK LOVERS KIDS
Próximo FAGNER IN CONCERT

MENU

Back
portalaquitem.com

Fanpage do Portal

Notícias e Guia Comercial
Curta nossa página no Facebook!