Tratamento inovador para hepatite C é aprovado pela Anvisa. Harvoni®, medicamento da farmacêutica Gilead Sciences, é o primeiro regime de comprimido único diário para o tratamento da infecção crônica pelo genótipo 1 da hepatite C em adultos

Formulação entrega taxas de cura de até 99% e pode encurtar a terapia para oito semanas, em alguns casos.

A Anvisa acaba de publicar a aprovação do medicamento Harvoni® (ledipasvir 90 mg/ sofosbuvir 400 mg), da Gilead Sciences, para tratamento da infecção crônica do genótipo 1 da hepatite C em adultos – vale lembrar que o genótipo tipo 1 acomete 70% dos pacientes. A droga garante taxas de cura de até 99% e pode encurtar, em alguns casos, o tempo total da terapia para oito semanas. Harvoni® está presente em 76 países e é, atualmente, o medicamento mais utilizado para este tipo de tratamento em todo o mundo.

“Ao contrário de outras doenças crônicas graves, a hepatite C tem cura. Receber a confirmação da aprovação da Anvisa é motivo de comemoração porque nos ajuda na nossa missão que é levar tratamento de qualidade para as pessoas onde quer que elas estejam”, comenta Dra. Anita Campos, Diretora Médica da Gilead para os países da América do Sul.

A eficácia de Harvoni® foi estabelecida em pacientes com infecção crônica do vírus da hepatite C (HCV) genótipo 1, com duração de tratamento de 8, 12 ou 24 semanas, em diversos perfis de pacientes, incluindo previamente tratados, com doença hepática avançada (cirrose) e coinfectados com HIV. Outra novidade é a chance de encurtar o tratamento para pacientes não tratados anteriormente, sem cirrose e com carga viral abaixo de 6 milhões de UI / mL.

Hepatite C No Brasil

Estima-se que no Brasil existam entre 1,4 e 1,7 milhão de portadores de hepatite C. Grande parte desconhece seu diagnóstico e poucos sabem como ocorreu a transmissão ou que exista tratamento para a doença1.

“Conscientizar a população sobre prevenção e proteção é também uma das missões da companhia. Pensando nisso, a Gilead criou, com o apoio das Sociedades Brasileiras de Diabetes (SBD), Hepatites (SBH) e Infectologia (SBI) a campanha “Na Ponta do Dedo” que tem como objetivo alertar sobre a importância da testagem, principalmente em pessoas com mais de 40 anos”, completa.

No Brasil, dados epidemiológicos apontam que aproximadamente 80% das pessoas com o vírus da Hepatite C (HCV) estão acima dos 40 anos de idade2.

Doença silenciosa

“O fato de a doença ser assintomática em 80% dos casos faz dela um sério problema de saúde pública, podendo levar décadas para dar sinais e, normalmente, manifestando-se já em estágio avançado de comprometimento do fígado ou com quadros associados”, finaliza Dra Anita.

O HCV é transmitido por contato com sangue infectado, sendo que os principais meios de transmissão são reutilização e esterilização inadequada de equipamentos médicos e outros, compartilhamento de seringas e agulhas, práticas sexuais de risco e transmissão vertical (da mãe para o filho).

A Hepatite C é a maior causa de cirrose, câncer e transplante de fígado no mundo3. Além das complicações relacionadas ao fígado, pode desencadear uma verdadeira doença sistêmica. Estudos comprovam que o vírus da Hepatite C aumenta os riscos do aparecimento de outras doenças como a Diabetes do tipo 2 e do Linfoma, por exemplo4.

Fontes

1 – Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções – 27 de julho de 2015, 7

2 – Bruggmann, et al. Journal of Viral Hepatitis, 2014, 21, (Suppl. 1), 5–33

3 – Allison RD, et al.Increased incidence of cancer and cancer-related mortality among persons with chronic hepatitis C infection; J Hepatol 2015; 63:822-828

4 – World J Gastroenterol. 2016 Jul 21;22(27):6214-23; Negro, J Hepatol 2014

Sobre a Gilead Sciences

A Gilead Sciences é uma biofarmacêutica global com DNA científico e dedicada à pesquisa e desenvolvimento de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids, hepatites, entre outras. Além de responsável por grandes conquistas para a saúde e a qualidade de vida, como o primeiro antirretroviral single-tablet, a Gilead se destaca por seu programa de acesso universal. Sem paralelo na indústria, ele se apoia na diferenciação de preços e em licenciamentos exclusivos para fabricação de genéricos de acordo com critérios objetivos e transparentes, como PIB per capita, IDH, prevalência da doença e maturidade do sistema de saúde de cada país. A Gilead possui operações em mais de 30 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos.