O UNIVERSO MASCULINO


livro Homens
Capa do livro Homens | Foto: Divulgação

Psicanalista e escritora Sylvia Loeb fala de “Homens” em novo livro

A psicanalista e escritora Sylvia Loeb lança seu novo livro “Homens” (edição impressa e em e-book). Esse é o quarto livro da escritora que também publicou: “Contos do divã – pulsão de morte e outras histórias” (contos, Ateliê Editorial, 2007), “Amores e Tropeços” (contos, Editora Terceiro Nome, 2010) e Heitor (novela, Editora Terceiro Nome, 2012).

“Homens” é uma reunião de contos que, em ordem alfabética, mostra a desordem dos personagens fictícios deste livro: angústia, desejo, fetiche, neurose, perversão, solidão. Não são tanto defeitos, mas sim sentimentos que cada um de nós carrega de uma forma ou de outra. Sentimentos nem sempre claros, mas comuns ao campo da psicanálise, um jeito de iluminar a experiência humana.

Com prefácio do escritor Marcelino Freire, que compara o texto de Sylvia a obras como Falo de Mulher de Ivana Arruda Leite e Mulheres de Eduardo Galeano, Homens é uma interpretação da psicanalista sobre as “paixões inconfessáveis” do universo masculino. É literatura que se lê como microensaios sobre o inconsciente.

“Sou psicanalista. Minha observação do mundo é formada, ou deformada, por esse viés, e por isso mesmo tenho uma grande dose de compaixão por nós, humanos”, diz a autora.

Literatura ficcional

Um dos motivos que levou a psicanalista a se interessar pela escrita ficcional foi a possibilidade de levar a psicanálise para fora da Academia, ampliando o acesso a um maior número de pessoas ao projeto proposto pela psicanálise. “ As questões vitais que movem os seres humanos no mundo sempre me interessam. Mas todos os meus personagens são fictícios, inspirados pela vida, de forma alguma, histórias reais”, salienta Loeb.

Sobre a autora

Sylvia Loeb nasceu em São Paulo, é psicóloga formada pela PUC-SP e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae. Entre outras atividades como psicanalista, atendeu na Escola Paulista de Medicina, atuou junto ao Grupo Biruta de Artes Cênicas (Projeto Quixote), e trabalhou em comunidades de baixa renda. Dedica-se atualmente ao atendimento clínico e supervisão. São dela “Contos do divã – pulsão de morte e outras histórias” (contos, Ateliê Editorial, 2007) e “Amores e Tropeços” (contos, Editora Terceiro Nome, 2010), Heitor (contos, Editora Terceiro Nome, 2012) e “Homens” (contos, Oficina de Conteúdo, 2017).

Serviço

Lançamento do livro “Homens” – Sylvia Loeb (Oficina de conteúdo, 106 páginas, 2017)
Para adquirir: E book: Cultura, Apple, Saraiva, Kobo, Amazon e Google – R$ 15,00
Impresso: Livraria da Vila : R$35,00

Anterior DISCO INDEPENDENTE E COLETIVO
Próximo O GIGANTE VENCE A RAPOSA