5 formas de fracassar na carreira e vida pessoal que todo mundo faz

Empresária e palestrante comprova: a maioria das pessoas está fazendo coisas que levam ao fracasso! A notícia boa é que isso tem solução

Não é necessário chegar ao “fundo do poço” para ter o que chamamos de fracasso. Segundo a empresária Lilian Bertin, palestrante e criadora do movimento “Como Você Consegue”, existem muitas formas de fracasso. “Parar no tempo e não evoluir é uma forma de fracassar”, conta. Ela também ensina que existem diversos pensamentos e atitudes diárias que nos levam ao fracasso. “Infelizmente, todos nós já cometemos esses pecados que nos impedem de alcançar o sucesso”.

Segundo Lilian Bertin, o conceito de sucesso é bastante diferente para a maioria das pessoas. “Ele só é real quando atende aos anseios de cada um”, conta. Mesmo assim, existem comportamentos que são formas de fracasso – e que podem ser evitados a partir de agora!

1- Dar exclusividade (preferência) à área profissional

Segundo Lilian, o sucesso de todas as pessoas está atrelado a cinco pilares: Família, Profissão, Saúde, Espiritual e Financeiro. “Não adianta estar focado apenas em um deles, pois quando a área familiar não está bem, há efeitos no profissional”, explica, alertando que todos estão interligados. “Você precisa enxergar a vida de forma macro, em vez de focar exclusivamente numa área (em uma coisa por vez)”, conta.

2- Atender a tudo e a todos

Quem costuma dar atenção a tudo não consegue focar no que é importante e acaba fazendo da vida uma bagunça. É o que explica a empresária. “Você não precisa dar atenção a todos na hora em que eles precisam, e isso inclui até mesmo os seus filhos”, destaca. “Dê atenção ao que é realmente importante e tenha momentos só pra você, seja um momento relax, uma atividade com os amigos ou até mesmo dormir mais”, ensina, lembrando que não existe um tempo mínimo ou máximo para isso, e todos devem se conhecer.

3- Manter amizade com quem faz mal

Na luta por uma vida mais equilibrada e considerada de sucesso em todas as áreas, Lilian Bertin conta que uma das piores coisas que podem acontecer é a presença de pessoas que nos puxam para baixo. “Essas pessoas, que geralmente não têm metas ou ambição na vida, vão achar um absurdo que você se organize para conquistar os seus sonhos e vão insistir que isso não vai dar certo”, alerta. “Nesse caso, afaste-se desses amigos ou amigas ‘caranguejos’”, completa.

4- Reclamar

Além de citar os muitos estudos que garantem que o sentimento de gratidão pelo que é bom apenas leva as pessoas a um grau maior de felicidade, Lilian fala da importância de não reclamar. “Pessoas que reclamam de tudo só atraem coisas negativas”, conta. Ela também destaca que não basta parar de reclamar. “As pessoas ao seu redor podem atrair coisas negativas se ficarem reclamando, então procure selecionar mais as pessoas com quem você convive”, afirma, destacando que é possível, também, dar menos ênfase (rebater) as reclamações com gratidão, sempre olhando o lado bom das coisas. Não se trata da síndrome de Poliana, mas “nunca vi pessoas que só reclamam atraírem coisas boas, ao contrário, parece que tudo acontece com elas”.

5- Premiar-se imediatamente sempre

Por fim, Lilian Bertin conta que uma forma de fracassar, tanto na carreira quanto na vida pessoal, é se premiando automaticamente com exageros sempre que trabalhar demais. “Esses prazeres imediatos, como comer ou beber demais podem gerar hábitos nada saudáveis”, explica. “Essas atitudes são diferentes de comemorar as pequenas vitórias, e podem atrapalhar, como gastar o dinheiro extra sempre que ele chegar”, conta. Segundo a empresária, a melhor forma de evitar essa autossabotagem é dificultando o acesso àquilo que faz mal. “Se o seu problema é gastar demais, procure andar sem o cartão de crédito, ou livre-se dos alimentos que te atrapalham, ou então assuma alguma atividade que te impeça de beber em excesso”, exemplifica.

É com pequenas atitudes, conforme explica a especialista, que o sucesso vem. “O sucesso profissional só vai ser verdadeiro se vier acompanhado de uma evolução pessoal”, completa.

Sobre Lilian Bertin

Lilian Bertin é empresária de sucesso há mais de 25 anos, palestrante, líder de mais de 100 colaboradores, além de proprietária de mais de três empresas.

Estudou Programação Neolinguística, tornando-se Master Practitioner na área. É formada em coach e usa esses conhecimentos do desenvolvimento pessoal, realizando palestras que motivam e inspiram os empresários e profissionais liberais. (Nos próximos dias (2 e 3/9/2017) ela estará no Japão, inclusive, palestrando para brasileiros que foram até lá em busca de oportunidades de carreira).

Depois de 30 anos de experiência no mundo dos negócios, Lilian ingressou no mercado digital, para atingir mais pessoas com a sua mensagem. Criou o projeto “Como você consegue”, onde divide seus conhecimentos e experiências de sucesso profissionais e pessoais, e auxilia as pessoas que buscam poder de realização em todas as áreas da vida.

Mais informações sobre Lilian Bertin: www.lilianbertin.com.br