Etiqueta corporativa é fundamental para o sucesso profissional. Especialista fala sobre a importância de se portar corretamente no ambiente de trabalho

Não é segredo para ninguém que o ambiente corporativo exige alguns cuidados especiais. Segundo Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional e professora do ISAE – Escola de Negócios, além do talento e da capacidade profissional, as atitudes são constantemente observadas. Por esse motivo, algumas atitudes são essenciais para aqueles que querem se destacar profissionalmente e manter a boa convivência.

De acordo com a especialista, algumas dicas simples, que para muitos nem precisavam sem abordadas, fazem toda a diferença, entre elas os cuidados com a higiene pessoal. “Esse é o primeiro passo para a boa convivência. Unhas aparadas e cabelos sempre limpos são fundamentais, já que hoje, a maioria dos escritórios são compartilhados. Essas dicas podem parecer bobas para alguns, mas muitos cometem esse tipo de erro, que acabam prejudicando sua imagem na empresa”, comenta.

Outro fator muito importante faz referência as roupas utilizadas para trabalhar. “É importante que o profissional conheça o funcionamento da empresa. Se ela é mais formal, aposte em roupas mais sóbrias e discretas. Mesmo em ambientes mais informais, é importante ter cuidado. Mulheres devem evitar, por exemplo, decotes profundos, saias curtas e transparências. Já os homens podem deixar de lado camisetas e calças muito justas, regatas, bermudas e chinelos”, detalha Maria Inês.

Deixando de lado a aparência, a especialista sugere que o profissional precisa fazer seu tempo de trabalho render, atendendo e seguindo os métodos da empresa para cumprir suas metas. Isso começa pela responsabilidade com os horários propostos. “Planeje sua semana, faça uma lista de tarefas, mostre interesse e pró-atividade. É fundamental que os superiores percebam que o colaborador está focado em suas tarefas diárias. Isso transmite muita confiança e faz com que o profissional ganhe espaço no mercado”, explica.

Como o mercado corporativo está em busca e valoriza profissionais maduros, a consultora lembra que é importante manter a calma mesmo nas horas mais difíceis. “Se você quer se destacar profissionalmente, terá que demonstrar maturidade e paciência. Não deixe o estresse te abalar e destruir suas relações profissionais. Existem sim momentos de muita tensão no ambiente corporativo, mas é preciso ter a cabeça no lugar para sair dessas situações da melhor maneira possível”, completa Maria Inês.

Confira mais algumas dicas especiais da especialista

– Pegou algo emprestado, devolva;
– Procure avisar seus superiores com antecedência quando precisar marcar consultas médicas ou quando tiver algum compromisso particular inadiável. O diálogo é sempre a melhor opção;
– Não atrase para compromissos profissionais. Se for atrasar, avise com antecedência;
– Sempre bata à porta antes de entrar;
– Se estiver em dúvida, peça ajuda para seus colegas e superiores;
– Nunca use materiais da empresa para uso particular.