Ressonância Magnética de 3 Tesla possibilita diagnóstico precoce de câncer de próstata. O aparelho, que reduz tempo do exame e apresenta melhor resolução nas imagens, está disponível na Unidade Crispim do IMEB

Em 15 de julho comemora-se no Brasil o Dia do Homem, data que tem entre seus objetivos chamar a atenção para os cuidados com a saúde masculina, especialmente para o câncer de próstata. Este é o segundo tipo mais comum entre os brasileiros, segundo aponta o Instituto Nacional do Câncer. Detectá-lo em estágio inicial é uma das principais condicionantes para que os tratamentos tenham a eficácia necessária.

Tal fator vem sendo favorecido pelo desenvolvimento de exames cada vez avançados, que possibilitam o diagnóstico precoce. Um dos principais é a Ressonância Magnética Multiparamétrica de 3.0 Tesla (RM de 3.0T), disponível na Unidade Crispim do IMEB (Imagens Médicas de Brasília).

Com melhor qualidade nas imagens e menor tempo de exame, a RM de 3.0 T proporciona um excelente contraste dos tecidos que compõe a próstata, ajudando na identificação de lesões malignas ainda em estágio inicial. Além disso, por emitir menos ruído ambiente, o que qualifica sua Relação Sinal-Ruído (quanto menos ruído, melhor sinal e resolução da imagem), possibilita que a imagem seja adquirida com uma bobina de superfície externa, o que causa menos incômodo ao paciente.

Segundo Renato Barra, médico nuclear e diretor do IMEB, a Ressonância Magnética de 3 Tesla também pode ser usada e oferecer uma série de vantagens quando utilizada em outras áreas, como a neurovascular.

Outro aspecto positivo está relacionado ao design do aparelho, que possui maior abertura (entrada do tubo), e à consequente melhoria na sensação de desconforto. “Para todo paciente que precisa se submeter a uma Ressonância Magnética, essa é uma característica importante, especialmente para os que sofrem de claustrofobia, por tornar a realização do exame menos incômoda”, ressalta o médico nuclear.

Vantagens da RM de 3.0T:

– Melhor resolução de imagens;
– Menor ruído de exame;
– Excelência em exames de próstata e neurovasculares;
– Design mais largo, com maior abertura.

Sobre o IMEB – O Imagens Médicas de Brasília (IMEB) é uma das principais clínicas de Medicina Nuclear e Radiologia do Centro-Oeste e atua com excelência na área de diagnóstico por imagem. São dez unidades situadas em regiões estratégicas e de fácil acesso no Distrito Federal. Há 28 anos o Instituto é referência em qualidade no atendimento, certificado pela Norma ISO 9001:2008 e acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que visam satisfazer as necessidades dos clientes e oferecer segurança na realização de exames e procedimentos.

Serviço

Asa Norte:
Edifício Dr. Crispim
Edifício Primo Crosara
Centro Clínico Norte II

Asa Sul:
Centro Clínico Sul:
– Torre 1
– Torre 2
– CT CCS
Advance Centro Clínico
Vitrium Centro Médico

Taguatinga:
Hospital Anchieta
Hospital Santa Marta